Corrida: emagrecimento e estética

Publicado: 07/03/2012 em Emagrecimento, Energia/Performance
Tags:, ,

Se entrarmos em qualquer academia e ela só tiver 1 aluno, esse aluno estará na esteira. Mas é verdade que correr, andar, é a solução para quem quer emagrecer e melhorar suas estética corporal?

A alguns anos atrás, por volta da década de 80, a corrida lenta e de longa distancia se popularizou através da influencia do Dr.Cooper, um médico que expôs ao mundo os benefícios cardio-respiratórios do exercícios aeróbio e “queima de gordura”.
O Dr.Cooper se tornou tão popular que a corrida lenta de longa distância virou cooper e a corrida de baixa intensidade virou referência para o treinamento, todos tinham que fazer corridas até 65% da frequência cardiaca se não o exercício não servia para queimar gordura.
Podemos tirar 2 conclusões absolutas sobre a corrida:
-Ela tem um gasto energético elevado
-Em qualquer intensidade você vai queimar calorias e consequentemente gordura.

Mas então fazer exercícios aeróbios emagrece?
Não necessariamente. Devemos lembrar que o mais importante é o consumo de alimentos diários e seu balanço energético.

Entretanto é importante compararmos o físico de um corredor de longa distância com o de um fisiculturista. Porquê o corredor não é tão definido e musculoso?
Simples pois o corredor se adapta a utilizar gordura como substrato para o exercício, então ele tende a acumular mais gordura quando se alimenta. Além disso seu corpo é inteligente e sabe que mais massa muscular irá atrapalhar seu desempenho na corrida então a tendência é ele produzir menos massa muscular.

Se você busca um resultado estético você precisa conciliar musculação e exercícios aeróbios, mas é necessário pensar no seu treinamento como um todo, e não somente aeróbio para emagrecer e musculação para ganhar músculos.

Image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s